O agronegócio brasileiro já se mobiliza para ampliar o uso de energia gerada por fontes renováveis, declarou o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Caio Carvalho, nesta segunda-feira (11), durante a abertura do 24º Congresso da entidade, em São Paulo.
Segundo Carvalho, o encontro adotou o conceito de “agroalianças” para reforçar parcerias internacionais e garantir que o setor mantenha sua trajetória de crescimento independentemente de mudanças de governo. “Precisamos ofertar produtos cada vez mais competitivos, o que significa investir em produtividade e sustentabilidade”, afirmou.
O dirigente destacou ainda que segurança alimentar e segurança energética caminham juntas. De um lado, é necessário aumentar a produção de alimentos para atender a demanda de uma população em expansão; de outro, reduzir a pegada de carbono se tornou imperativo. Para alcançar esse equilíbrio, o setor aposta em novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, que também eleva o consumo de energia.
Carvalho avalia que o aumento da demanda energética transforma o conceito de transição energética em “adição energética”, ou seja, expansão do consumo, porém baseada em matrizes renováveis. “É essa dinâmica que o agronegócio está se preparando para enfrentar”, concluiu.

Imagem: all rights reserved via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural