Pular para o conteúdo
Início » Boi Nelore de 22 meses alcança 29,7 arrobas e quebra recorde de carcaça em Lins (SP)

Boi Nelore de 22 meses alcança 29,7 arrobas e quebra recorde de carcaça em Lins (SP)

Publicidade

Um lote de 160 garrotes Nelore abatido na unidade Friboi de Lins (SP) estabeleceu novo marco para a pecuária de corte brasileira. Com idade média de 22 meses, os animais atingiram peso médio de carcaça de 29,7 arrobas, superando em quase 10 arrobas a média nacional para gado jovem.

Quem assina o resultado

Os bovinos foram criados na Fazenda Três Pontes, em Novo Horizonte (SP), de propriedade do empresário Jorge Ismael de Biasi, o Jorginho Biasi, à frente da JB Agropecuária. O abate foi destacado no quadro Giro pelo Brasil, do programa Giro do Boi, no Canal Rural.

Números do lote

Segundo Leonardo Ferri, gerente de Originação da Friboi em Lins, os principais indicadores foram:

  • Idade: média de 22 meses; 139 animais (95%) ainda com dentição de leite e 21 com dois dentes.
  • Rendimento de carcaça: 59,34%.
  • Peso: média de 29,7 arrobas, com um exemplar chegando a 35 arrobas.

Genética e manejo

De acordo com Rodrigo Frigoni, gerente distrital da central de genética Alta, o desempenho nasceu da combinação de touros Nelore Puros de Origem (PO) avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ) com um protocolo nutricional intensivo em confinamento.

Publicidade

A Alta e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) colaboram para disponibilizar essa genética melhoradora. A iniciativa PMGZ Carne, conduzida pela Friboi em parceria com a ABCZ, monitora o desempenho de animais PO em vacas comerciais, estratégia ressaltada por Eduardo Krisztan Pedroso, diretor executivo de Originação da JBS Friboi.

O caso da Fazenda Três Pontes reforça o potencial da raça Nelore para elevar produtividade, ganho de peso e rendimento de carcaça em menor tempo.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário