Pular para o conteúdo
Início » Brasil sinaliza interesse em ampliar compras de produtos de países árabes, afirma ministro

Brasil sinaliza interesse em ampliar compras de produtos de países árabes, afirma ministro

Publicidade

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou que o Brasil pretende aumentar o volume de importações provenientes dos países da Liga dos Estados Árabes. A manifestação ocorreu na última quinta-feira (18), durante encontro com o Conselho de Embaixadores da Liga Árabe e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na embaixada da Palestina, em Brasília.

“Queremos ser grandes compradores não apenas de fertilizantes, essenciais para nossa produção, mas também de outros itens que os países árabes desejem negociar”, disse Fávaro.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 2024 marca 80 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Liga Árabe. Nesse período, o país tornou-se o maior exportador mundial de produtos halal.

Atualmente, 75% das vendas brasileiras ao bloco árabe são de origem agropecuária, incluindo carnes de frango e bovina, açúcar, milho e mel. Fávaro destacou que, diante de barreiras comerciais impostas por outros mercados, o governo busca intensificar as exportações para a região.

O ministro citou recentes acordos que viabilizaram o envio de ovos férteis para a Arábia Saudita, açaí para o Egito e café e suco de laranja para os Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

Durante a reunião, o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, William Adib Dib, defendeu a ampliação de parcerias em segmentos como fertilizantes e economia halal, que inclui alimentos industrializados, cosméticos, medicamentos e serviços.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário