O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta terça-feira (19) que o Brasil está oficialmente autorizado a exportar ovinos vivos para a Argélia.
Com população estimada em 46 milhões de habitantes, o país do norte da África vem ampliando o intercâmbio comercial com o mercado brasileiro. Segundo o Mapa, as compras argelinas de produtos agropecuários do Brasil somaram aproximadamente US$ 1,3 bilhão em 2021 e ultrapassaram US$ 2,2 bilhões em 2024, avanço de 69% em três anos.
Entre os itens mais vendidos ao destino estão produtos do complexo sucroalcooleiro, derivados de soja, cereais, farinhas e preparações.
A nova habilitação sanitária deve favorecer, sobretudo, exportadores das regiões Norte e Nordeste, onde a ovinocultura exerce papel relevante na economia local, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento regional, aponta a nota do ministério.

Imagem: Pixabay
Com a inclusão da Argélia na lista de destinos para ovinos vivos, o agronegócio brasileiro alcança 401 aberturas de mercado desde o início de 2023, sendo 101 delas concretizadas em 2025.
Com informações de Canal Rural
