O deslocamento de uma frente fria entre as regiões Sul e Sudeste do país alterou o padrão atmosférico no Centro-Oeste e abriu caminho para um canal de umidade que já favorece a formação de nuvens carregadas e mudança na direção dos ventos, segundo a Climatempo.
Embora o sistema não atue diretamente sobre o Centro-Oeste, seu efeito indireto interrompe a sequência de calor intenso registrada nos últimos dias e mantém instabilidades pelo menos até a próxima semana.
Previsão por estado
Mato Grosso: a umidade permanece elevada, especialmente no norte do estado, onde há possibilidade de pancadas mais expressivas e temporais isolados.
Mato Grosso do Sul: as instabilidades concentram-se no extremo sul. No restante do território, as chuvas ocorrem de forma irregular, intercaladas por períodos de sol.
Goiás: previsão de chuva mais frequente no sul do estado, com períodos de abafamento. O norte goiano segue sob tempo seco e temperaturas altas.
Volumes e período crítico
Entre esta sexta-feira (10) e domingo (12), as precipitações devem ocorrer em forma de pancadas isoladas, mas podem ser fortes no norte de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Imagem: Pixabay
No acumulado, a maior parte do Centro-Oeste pode registrar até 25 mm de chuva. A partir de segunda-feira (13), a umidade tende a se manter e as áreas de chuva se expandem, alcançando Mato Grosso do Sul, Goiás e o Triângulo Mineiro, com possibilidade de alcançar 30 mm.
Novo sistema entre sábado e terça
Entre sábado (11) e terça-feira (14), a previsão indica fortalecimento de um novo sistema meteorológico sobre o Centro-Sul do país. A expectativa é de chuvas generalizadas e volumosas, além da queda nas temperaturas, proporcionando alívio ao calor e melhorando os níveis de umidade relativa do ar.
Com informações de Canal Rural
