Pular para o conteúdo
Início » Chuva volta a atingir várias regiões do país nesta sexta-feira, 29

Chuva volta a atingir várias regiões do país nesta sexta-feira, 29

Publicidade

Instabilidades atmosféricas, ventos úmidos vindos do oceano e a atuação de um cavado em níveis médios devem provocar chuva em diferentes pontos do Brasil nesta sexta-feira (29). Veja como fica o tempo em cada região:

Sul

No leste e litoral de Santa Catarina, a circulação de ventos marítimos favorece chuva fraca ao longo do dia. No Paraná, pancadas de intensidade moderada a forte, com raios e trovoadas, atingem áreas do norte e nordeste; à tarde, o leste e o litoral também podem registrar precipitações.

No Rio Grande do Sul, o tempo fica aberto, com sol entre nuvens. A metade leste apresenta temperaturas mais amenas, enquanto o oeste volta a esquentar. Rajadas de vento podem superar 50 km/h entre a Costa Doce, o litoral e o sul do estado.

Sudeste

Um cavado meteorológico provoca o retorno da chuva em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. No território paulista, a precipitação começa já pela manhã; à tarde, ganha força em Minas e no Sul Fluminense. Há risco de chuva forte, raios e rajadas de vento no interior paulista, centro-sul e oeste mineiro.

Publicidade

Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Sul de Minas, Zona da Mata, Centro e Sul Fluminense ficam em alerta para temporais, com possibilidade de granizo. Cidades do sul do Espírito Santo podem ter chuva fraca e isolada. No norte capixaba e mineiro, o sol predomina, com calor e baixa umidade.

Centro-Oeste

O mesmo cavado favorece pancadas isoladas entre o fim da manhã e o meio da tarde na região central, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul; no extremo nordeste do estado, a chuva pode ser forte. Áreas do extremo sul de Goiás também podem registrar precipitações intensas com raios. Nas demais localidades — incluindo metade norte de Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal — o tempo segue firme, com calor e umidade em níveis críticos.

Nordeste

Ventos que sopram do oceano mantêm a chuva na faixa leste da região. Pancadas de fraca a moderada intensidade, e localmente fortes, ocorrem no Recôncavo Baiano e entre Maceió e João Pessoa. O interior permanece seco e quente sob influência de um sistema de alta pressão, com baixos índices de umidade e rajadas de 40 a 50 km/h em grande parte da área.

Norte

Uma área de alta pressão em níveis médios mantém o tempo firme em grande parte da região. Chove de forma localizada no Amazonas, em Roraima e, isoladamente, no litoral do Pará. Entre Rondônia, Tocantins e o sul do Pará, as temperaturas máximas podem chegar aos 40 °C à tarde.

As condições são válidas para esta sexta-feira (29) e podem sofrer ajustes ao longo do dia conforme a atualização dos modelos meteorológicos.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário