Um ciclone extratropical em formação atinge o Sul do Brasil nesta sexta-feira (7) e provoca temporais, rajadas superiores a 100 km/h e queda de granizo em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
De acordo com o meteorologista Arthur Müller, o sistema está em processo de ciclogênese e se desloca em direção ao oceano, originando uma frente fria que avançará para outras áreas do país nas próximas horas.
Impactos imediatos
Regiões do oeste gaúcho, de Santa Catarina e do sul paranaense já registraram ventos que ultrapassaram os 100 km/h. Em Soledade (RS), os acumulados de chuva passaram de 100 milímetros em apenas 12 horas. A expectativa é de que a intensidade da precipitação diminua no Rio Grande do Sul a partir de sábado, mas permaneça forte até o final da noite desta sexta-feira.
Previsão para outras regiões
Ainda nesta noite, as tempestades se estendem para o norte do Paraná, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Na capital paulista, a chuva deve chegar na manhã de sábado (8), acompanhada de rajadas intensas e possibilidade de granizo.
No sábado, a previsão indica os temporais mais fortes sobre São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No domingo (9), a frente fria avança e concentra a chuva no Espírito Santo, norte mineiro e sul da Bahia, enquanto o tempo volta a firmar no Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Nesses novos estados, os fenômenos tendem a ser menos intensos, mas ainda requerem atenção.
Imagem: Moti Array
Temperaturas em São Paulo
Para a capital paulista, os meteorologistas preveem máxima de 26 °C e temporais no sábado. No domingo, a chuva deve ser passageira. Já na segunda-feira, as temperaturas caem, com mínima de 14 °C e máxima de 23 °C.
Com informações de Canal Rural
