Pular para o conteúdo
Início » Ciclone próximo à costa Sul e nova frente fria elevam risco de temporais nesta segunda-feira (8)

Ciclone próximo à costa Sul e nova frente fria elevam risco de temporais nesta segunda-feira (8)

Publicidade

São Paulo – 08/07/2024: A formação de um ciclone nas proximidades da costa da Região Sul e a chegada de uma frente fria associada ao sistema, somadas a um cavado em níveis médios da atmosfera, reforçam as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8). O cenário eleva o risco de chuva volumosa e temporais, principalmente no oeste e no sul do estado, além da Grande Porto Alegre, região central e litoral.

Região Sul

No Rio Grande do Sul, rajadas de vento podem variar entre 51 e 70 km/h desde o oeste até o litoral sul. Na Serra Gaúcha, oeste, sul e litoral de Santa Catarina, há previsão de pancadas moderadas a fortes. O mar fica agitado na costa gaúcha. No Paraná, a chuva retorna no fim do dia em Foz do Iguaçu e no sudoeste do estado, enquanto Curitiba segue sem precipitação, mas permanece com temperaturas baixas.

Sudeste

A umidade que avança do oceano mantém chuva no litoral do Espírito Santo, com alerta para pancadas moderadas a fortes em Vitória. No norte do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e interior capixaba, a precipitação será fraca e irregular. Já o leste e sul de São Paulo têm tempo firme e gradual elevação de temperatura. No interior paulista, Triângulo Mineiro, noroeste e norte de Minas, o ar segue muito seco, com umidade entre 30% e 21%. Na capital fluminense não deve chover, mas podem ocorrer rajadas de até 50 km/h em áreas costeiras.

Centro-Oeste

Instabilidades vindas do Sul provocam chuva no extremo sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul à noite, depois de um dia de sol e calor. Goiás e Mato Grosso continuam com tempo muito seco e temperaturas elevadas. Em Cuiabá, Brasília, Campo Grande e Goiânia não há previsão de chuva e a umidade oscila entre 30% e 21%; em Brasília os índices podem chegar a 12%.

Publicidade

Nordeste

Uma frente fria estacionária na costa leste mantém umidade alta e chuva moderada, acompanhada de ventos, especialmente em Maceió e Recife, onde as pancadas podem ficar entre moderadas e fortes. Alagoas e João Pessoa terão chuva fraca a moderada, alternando com períodos de sol. Rajadas entre 40 e 50 km/h são esperadas do litoral do Maranhão ao oeste da Bahia. No sertão, a umidade cai para 20% a 21% no sul do Piauí e oeste baiano, e entre 30% e 21% em parte do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Piauí. Salvador inicia o dia com chuva fraca, mas a tarde será de tempo firme.

Norte

Calor e umidade favorecem nuvens carregadas sobre Amazonas e Roraima, com pancadas de intensidade moderada a forte, porém irregulares. No interior do Pará, a chuva será mal distribuída, mas moderada; em Belém, o tempo permanece firme. Acre, Rondônia e Amapá não têm previsão de chuva, mantendo céu aberto. No Tocantins, a presença de alta pressão garante tempo seco, calor intenso e umidade em níveis críticos.

A previsão indica, portanto, um início de semana marcado por contrastes climáticos, com risco elevado de temporais no Sul, umidade baixa em áreas centrais do país e chuvas intermitentes no litoral nordestino.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário