O ciclone extratropical que atuava sobre o Sul do Brasil afastou-se para o oceano Atlântico neste domingo (9/11), reduzindo a intensidade de chuvas e ventos na região. Com a saída do sistema, uma frente fria avança pelo interior do país e atinge Espírito Santo, norte de Minas Gerais, norte de Goiás e parte da Bahia, de acordo com a Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades nas próximas horas. A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 60 mm em uma hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Regiões sob risco
O aviso vale para:
- leste, norte, centro, oeste, noroeste e sul de Goiás;
- norte e noroeste de Minas Gerais;
- centro-sul da Bahia e Vale do São Francisco;
- Distrito Federal.
O Inmet chama atenção para risco de cortes no fornecimento de energia, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.
Previsão para o Sul
No início da semana, o ar seco e frio de alta pressão predomina sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A segunda-feira (10/11) deve ser de tempo firme nesses estados, mas com queda acentuada de temperatura, inclusive com madrugada fria. A chuva retorna na quarta-feira (12/11), de forma isolada e com baixos acumulados. A MetSul Meteorologia não aponta possibilidade de fenômenos severos nesse novo episódio.
Imagem: Inmet
Próximos dias
Na terça-feira (11/11), a umidade alcança a área conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Ao mesmo tempo, uma nova frente fria se organiza no Sul, levando precipitações novamente à região e também a São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As condições do tempo seguirão monitoradas pelos serviços meteorológicos federais e privados.
Com informações de Globo Rural
