Pular para o conteúdo
Início » Cooabriel incorpora Coopbac e amplia presença no mercado de pimenta-do-reino

Cooabriel incorpora Coopbac e amplia presença no mercado de pimenta-do-reino

Publicidade

A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), maior organização brasileira dedicada ao café conilon, aprovou a incorporação da Cooperativa Agropecuária da Bacia do Cricaré (Coopbac), referência nacional em pimenta-do-reino. A decisão foi ratificada por associados de ambas as entidades durante assembleia-geral extraordinária conjunta realizada na última sexta-feira (28/11), em São Gabriel da Palha (ES).

Fundada em 1963, a Cooabriel reúne 8,2 mil cooperados e registrou faturamento de R$ 2,57 bilhões em 2024. Além do conilon, a cooperativa mantém projeto de plantio de cacau na Bahia como parte de sua estratégia de diversificação. Já a Coopbac, criada em 2005 e sediada em São Mateus (ES), conta com cerca de 350 cooperados e é considerada a maior exportadora brasileira de pimenta-do-reino, com remessas para 13 países das Américas, África e Ásia.

Com a operação, a Cooabriel absorve todos os ativos e passivos da Coopbac, que passa a ser extinta. De acordo com Alexandre Costa Ferreira, gerente corporativo de novos negócios da Cooabriel, a integração permitirá ampliar os serviços oferecidos. “Há um número considerável de cooperados que também produzem pimenta-do-reino; buscamos soluções para atender essas demandas”, afirmou.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, destacou que a entrada formal no segmento deve estimular novos investimentos dos produtores. “A tendência é gerar benefícios para toda a cadeia”, disse. Para Tomás Batista Silveira, presidente da Coopbac, a estrutura conjunta criará oportunidades adicionais aos cooperados, especialmente no escoamento da produção.

Índice

Publicidade

Processo de fusão

As negociações começaram em meados de 2024. Em dezembro daquele ano foi constituída uma comissão mista para acompanhar auditoria externa. Em junho de 2025, as diretorias decidiram suspender temporariamente o processo porque a auditoria não havia sido concluída antes da colheita de café conilon; as tratativas foram retomadas após o fim da safra. Com a validação dos dados, a assembleia conjunta consolidou a incorporação.

Cooabriel incorpora Coopbac e amplia presença no mercado de pimenta-do-reino - Imagem do artigo original

Imagem: Cooabriel

Importância da pimenta-do-reino no Espírito Santo

Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, o Estado responde por 60% da produção nacional de pimenta-do-reino e por 69% das exportações brasileiras. Entre janeiro e setembro, as vendas externas do produto somaram US$ 269,3 milhões, ficando atrás apenas do café e de derivados de celulose na pauta agropecuária capixaba.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário