Cícero Antônio de Souza, ex-diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e idealizador da marca Nelore 42, faleceu nesta sexta-feira (26), aos 80 anos, em São Paulo (SP).
Nascido em Campo Grande (MS), Souza era associado à ABCZ desde maio de 1992. Ocupou o cargo de diretor entre 2016 e 2019 e, em diferentes períodos, integrou o conselho consultivo da entidade.
Na pecuária, conduzia os trabalhos das fazendas Nova Esperança, Indiaporã e Serra Dourada, onde selecionava exemplares das raças nelore, gir e sindi. A marca Nelore 42, sob sua responsabilidade, tornou-se referência pela adoção de critérios técnicos de avaliação genética, sanidade e registro oficial. Os leilões do criatório são homologados pela ABCZ e reconhecidos no mercado de genética bovina.
Em nota oficial, o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, lamentou a perda: “Perdemos um grande amigo! Cícero era uma pessoa especial, companheiro importante na nossa gestão, criador competente, alegre, cheio de vida e deixará muita saudade”.
Além da atuação no setor pecuário, Souza teve carreira política. Foi deputado estadual em Mato Grosso do Sul por quatro mandatos, de 1986 a 2001, e presidiu a Assembleia Legislativa entre 1994 e 1996. Em 2001, foi indicado pela Casa para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), onde exerceu as funções de presidente e vice-presidente em diferentes períodos entre 2003 e 2014.
Imagem: Divulgação ABCZ.
O velório e o sepultamento não tiveram detalhes divulgados pela família até a última atualização desta reportagem.
Com informações de Canal Rural
