São Paulo, – Investidores iniciam a quarta-feira (data do dia da publicação original) em compasso de espera pelos índices oficiais de inflação no Brasil e nos Estados Unidos. Os resultados do IPCA, no mercado doméstico, e do CPI, no cenário norte-americano, são apontados como determinantes para as próximas movimentações do Banco Central (BC) e do Federal Reserve (Fed).
No morning call do PicPay, a economista-chefe Ariane Benedito destacou o clima de cautela que predominou na véspera. As bolsas de Nova York recuaram e os rendimentos dos Treasuries caíram, reflexo das apostas de que o Fed poderá iniciar o ciclo de cortes de juros ainda este ano. No Brasil, parte do mercado projeta reduções apenas em 2026.
Internamente, a curva de juros fechou em baixa após a pesquisa Focus reduzir as expectativas de inflação. Apesar disso, o Ibovespa encerrou o dia anterior em queda, influenciado por ruídos políticos depois do cancelamento de uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e autoridades do Tesouro dos EUA.
O dólar comercial subiu levemente frente ao real, sustentado por incertezas internas e pelo anúncio de novas tarifas dos Estados Unidos.

Imagem: divulgação via canalrural.com.br
Com os números do IPCA e do CPI previstos para esta manhã, analistas avaliam que as divulgações podem redefinir o ritmo de política monetária nos dois países, influenciando juros, câmbio e ativos de risco.
Com informações de Canal Rural