Pular para o conteúdo
Início » Delegação chinesa inicia auditoria na cadeia avícola brasileira para possível retomada das importações

Delegação chinesa inicia auditoria na cadeia avícola brasileira para possível retomada das importações

Publicidade

Uma missão técnica da China começou nesta segunda-feira (22) a revisar o Sistema de Inspeção Federal do Brasil com o objetivo de confirmar a ausência de gripe aviária no país e, assim, avaliar a reabertura do mercado chinês à carne de frango brasileira.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a delegação percorrerá granjas, laboratórios, frigoríficos, centros de distribuição e demais elos da cadeia produtiva. Caso o parecer seja favorável, as exportações ao gigante asiático poderão ser normalizadas.

Os embarques estão suspensos desde maio, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em plantel comercial de Montenegro (RS). A visita chinesa ocorre poucos dias depois de a União Europeia autorizar o retorno das compras do produto brasileiro.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, em 2024, a China adquiriu 354 mil toneladas de carne de frango do Brasil, gerando receita de US$ 786,9 milhões. No entanto, o professor Felipe Serigati, da FGV Agro, alerta que o volume futuro pode não repetir o patamar anterior, já que Pequim tem ampliado a produção interna para reduzir a dependência de fornecedores externos.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário