Pancadas de chuva devem atingir áreas das cinco regiões brasileiras neste domingo (14), enquanto o ar seco continua em níveis de alerta e emergência em grande parte do Brasil central.
Sul
Uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, somada ao Jato de Baixos Níveis, favorece chuva no oeste e sul do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná. A nebulosidade aumenta nessas áreas. As temperaturas mínimas ficam mais altas pela manhã em relação aos dias anteriores, e as máximas sobem um pouco à tarde.
Sudeste
Chove ao longo do litoral da região, no Espírito Santo e na faixa leste de Minas Gerais. O padrão de nuvens se mantém. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens, com calor predominante. No litoral, na Grande São Paulo e na Zona da Mata mineira, as tardes seguem mais amenas. A umidade relativa do ar permanece baixa no centro-oeste paulista e mineiro.
Centro-Oeste
Há previsão de chuva no norte, noroeste e nordeste de Mato Grosso. No restante do estado, o tempo fica firme, com sol e calor intenso. A umidade do ar alcança níveis de emergência, abaixo de 12%.
Nordeste
Ao longo do litoral leste, são esperadas pancadas de chuva e possibilidade de chuviscos no Ceará, Maranhão e litoral do Piauí. A nebulosidade se concentra na faixa litorânea. No interior, o tempo permanece seco, com temperaturas elevadas.
Imagem: Pixabay
Norte
Chove no Amazonas, sul e sudoeste do Pará, Rondônia e em pontos de Roraima e Acre. No Amapá, a chuva tende a ser fraca. A cobertura de nuvens é maior na porção oeste da região e em áreas do Pará. Nas demais áreas, o tempo fica firme. À tarde, as temperaturas continuam altas. A umidade melhora no sul paraense e em Rondônia, mas segue baixa no Tocantins.
O ar seco em grande parte do Brasil central mantém a atenção para baixos índices de umidade, mesmo com a previsão de chuvas distribuídas pelo país.
Com informações de Canal Rural
