SÃO PAULO – O Brasil embarcou em outubro 448,2 mil toneladas equivalentes de carcaça de carne bovina, o maior volume já registrado pelo país, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta quinta-feira (6).
Segundo a analista de mercado da Datagro, Isabela Ingracia, o resultado decorre da diversificação de destinos e da retomada de compras por parte de vários mercados que veem o Brasil como principal fornecedor da proteína.
China lidera as compras
No acumulado do ano, a China responde por mais de 53% do total exportado, mantendo-se como principal destino. Chile, Filipinas, Estados Unidos e México aparecem na sequência entre os maiores compradores.
Preços internos firmes
O Indicador do Boi Datagro aponta que a arroba do boi gordo foi negociada a R$ 322,73, em média, na praça paulista nesta quinta-feira. As escalas de abate continuam confortáveis, próximas de 10 dias corridos.
Imagem: Freepik
Câmbio pressiona margens
Isabela Ingracia observa que a valorização do real reduziu as margens de exportação, resultando em preços externos mais contidos nos últimos meses. Mesmo assim, os valores permanecem acima dos registrados para 2024.
Com informações de Canal Rural
