Pular para o conteúdo
Início » Exportadores de proteína animal lançam campanha para garantir acesso a mercados internacionais

Exportadores de proteína animal lançam campanha para garantir acesso a mercados internacionais

Publicidade

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançará nesta sexta-feira, 8 de agosto, em Manila, nas Filipinas, a campanha No borders for food: parcerias para segurança alimentar. A ação busca preservar e ampliar o acesso das exportações brasileiras de carne de frango e de suíno, defendendo regras sanitárias pautadas por critérios técnicos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O projeto faz parte de uma iniciativa setorial conduzida pela ABPA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O anúncio ocorrerá durante a feira WOFEX, no evento intitulado Philippines Brazil: A Successful Partnership. WOAH-based decisions for food security.

Participação diplomática e técnica

Estarão presentes o embaixador do Brasil nas Filipinas, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, a adida agrícola Virgínia Carpi, autoridades do Departamento de Agricultura filipino e representantes de importadores e processadores locais de proteína animal.

Contexto sanitário

O lançamento acontece logo após o Brasil erradicar o primeiro e único foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) registrado em aves comerciais no país. “A resposta rápida do setor produtivo e das autoridades sanitárias comprovou a eficácia do nosso modelo de prevenção. Agora precisamos assegurar que os mercados reconheçam esses avanços”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Publicidade

Santin também reiterou a necessidade de atualizar a abordagem internacional sobre influenza aviária, destacando que a doença não é transmitida por produtos avícolas, como já reconhecem os principais organismos de saúde animal.

Exportadores de proteína animal lançam campanha para garantir acesso a mercados internacionais - Imagem do artigo original

Imagem: Canva via globorural.globo.com

Próximas etapas

Após Manila, a campanha prevê encontros em outros destinos estratégicos — China, União Europeia, África do Sul, México, Chile, Malásia, Peru, Canadá e Arábia Saudita. Juntos, esses mercados compram mais de US$ 5 bilhões em produtos avícolas e suínos brasileiros. “Queremos fomentar o diálogo técnico com autoridades e importadores, fortalecendo comunidades locais que defendam comércio justo e baseado em evidências, sempre à luz das normas da OMSA”, acrescentou Santin.

Com o cronograma de eventos, a ABPA pretende reforçar a confiança nos protocolos sanitários brasileiros e manter o fluxo das exportações de proteína animal, considerado essencial para a segurança alimentar global.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário