Pular para o conteúdo
Início » Frente fria provoca oito alertas do Inmet e risco de tempestades no Sul e Centro-Oeste

Frente fria provoca oito alertas do Inmet e risco de tempestades no Sul e Centro-Oeste

Publicidade

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil mantém, nesta segunda-feira (17/11), oito alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo um deles de perigo intenso para chuva, ventos fortes e granizo em quatro Estados.

Onde e quando

O sistema avançou pelo Rio Grande do Sul no domingo (16/11) depois de provocar temporais na Argentina e no Uruguai. Nesta segunda-feira, desloca-se para Santa Catarina e Paraná.

Alerta de perigo

Todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e as regiões sul e centro-oeste de São Paulo permanecem sob aviso de perigo, com previsão de:

  • chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia;
  • ventos de 60 a 100 km/h;
  • possibilidade de granizo.

Perigo intenso

O alerta mais grave, classificado como perigo intenso, cobre o centro-oeste gaúcho, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul até as 3h de hoje, indicando:

Publicidade
  • volumes superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia;
  • rajadas que podem ultrapassar 100 km/h.

Outros avisos ativos

No Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul há alerta de perigo potencial para queda de temperatura, com declínio entre 3 °C e 5 °C. No litoral gaúcho e catarinense, segue válido até as 18h o aviso de ventos costeiros, que podem intensificar a movimentação de dunas.

Região Norte

O oeste do Amazonas continua sob alerta de perigo por chuva intensa, com 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h. Condições de instabilidade moderada se estendem para Acre, Rondônia, parte de Mato Grosso e Roraima.

Perigo potencial em outras áreas

Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e chance isolada de granizo afetam o norte paulista, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, centro-sul de Minas e Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás, além de Mato Grosso, Rondônia, Acre, porção central do Amazonas e Roraima.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário