Uma nova frente fria avança pela costa sul do Brasil nesta quinta-feira (7) e retoma as instabilidades nos três estados da região. No início do dia, núcleos de chuva já se formam em áreas do Rio Grande do Sul. À tarde e à noite, as pancadas se espalham pelo interior de Santa Catarina e do Paraná, com intensidade entre moderada e forte.
Entre o norte e a serra gaúcha, sul, serra e oeste catarinense e extremo sul paranaense, há risco de temporais com raios e ventos intensos. No Rio Grande do Sul, as rajadas podem atingir 70 km/h, principalmente entre a Costa Doce e o Litoral Médio. Em Porto Alegre, o céu permanece encoberto, e a chuva ganha força ainda pela manhã. Já Florianópolis e Curitiba devem ter tempo mais estável, com variação de nuvens.
Outras regiões
Sudeste
No litoral sul paulista, a umidade vinda do mar pode provocar chuva fraca e isolada. No restante do estado de São Paulo, o tempo segue firme, com temperaturas em elevação e umidade relativa do ar baixa no norte e noroeste. Em Minas Gerais, o cenário é de tempo seco e queda acentuada da umidade, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No Espírito Santo, ventos marítimos favorecem chuva fraca, principalmente no litoral sul.
Centro-Oeste
Grande parte da região permanece sob domínio de ar seco. Apenas o extremo sul de Mato Grosso do Sul pode receber instabilidades que se deslocam do Sul do país e do Paraguai. Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal seguem com tempo firme e risco de umidade abaixo de 20% durante a tarde entre Goiás e leste mato-grossense.
Nordeste
O fluxo de ventos do oceano mantém a formação de nuvens carregadas do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte, com pancadas fracas a moderadas. No litoral do Maranhão, a chuva pode ser forte em alguns momentos, com chance de temporais localizados. No interior, o calor predomina e a umidade permanece baixa, especialmente no sul do Maranhão, interior do Piauí e oeste da Bahia, onde os índices podem ficar abaixo de 20%.

Imagem: Freepik via canalrural.com.br
Norte
A combinação de baixa pressão e alta umidade mantém o tempo instável em Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, com previsão de chuva moderada a forte ao longo do dia e possibilidade de temporais. Acre, Rondônia e Tocantins continuam com tempo firme.
As condições descritas valem para esta quinta-feira (7) e podem ser atualizadas pelos órgãos de meteorologia.
Com informações de Canal Rural