O avanço de uma frente fria sobre o território brasileiro vai provocar chuva generalizada e derrubar as temperaturas no fim de semana, segundo previsões da Rural Clima e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Alerta vermelho para tempestades
O Inmet emitiu alerta vermelho de grande perigo para temporais até sábado (18/10) no Paraná e em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de prorrogação. A previsão indica acumulados acima de 60 mm por hora ou superiores a 100 mm em 24 horas, rajadas de vento acima de 100 km/h e queda de granizo.
Entre as áreas mais vulneráveis estão o oeste, noroeste, norte-central, centro-ocidental e centro-sul do Paraná; o leste e o sudoeste de Mato Grosso do Sul; além de Presidente Prudente, no interior paulista. O instituto ainda coloca em estado de “atenção” grande parte do Rio Grande do Sul, o noroeste, oeste e meio-oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná.
Instabilidade se espalha pelo país
As primeiras pancadas já foram registradas nesta quinta-feira (16/10) no Rio Grande do Sul. Até sábado (18/10), a frente fria avança e atinge Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No mesmo período, a instabilidade ganha força e alcança regiões que vinham enfrentando tempo seco, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Entre domingo (19/10) e segunda-feira (20/10), o sistema frontal chega ao Norte e reforça as precipitações em quase todo o Brasil, ainda que de forma irregular. No Sudeste, forma-se uma área de baixa pressão no litoral paulista, criando uma nova frente fria que, alinhada a outro sistema já no oceano, redireciona as chuvas para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.
O boletim do Inmet prevê temporais intensos em Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com deslocamento das instabilidades ao longo do dia para o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Queda brusca nas temperaturas
Logo após a passagem das chuvas, uma massa de ar polar avança, fazendo os termômetros caírem já na manhã de domingo em todo o Centro-Sul. Mínimas próximas de 10 °C são esperadas, com risco de geada em áreas serranas de Santa Catarina, como Urupema e Urubici.

Imagem: INMET
A partir da virada da semana, o tempo tende a firmar, mantendo-se frio e com pouca ou nenhuma chuva. Pancadas isoladas podem ocorrer, mas não de forma generalizada. De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, as precipitações só devem retornar de maneira mais ampla depois de 27 de outubro.
Impacto no campo
Produtores que pretendem iniciar o plantio da soja podem aproveitar o intervalo de tempo firme, mas precisam considerar a possibilidade de até dez dias sem chuva após a semeadura, alerta Santos.
As previsões meteorológicas serão atualizadas pelo Inmet ao longo dos próximos dias.
Com informações de Globo Rural