Um sistema de baixa pressão que avança do Paraguai, somado à chegada de uma nova frente fria, deve trazer forte instabilidade ao Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira (22) e o sábado (23), segundo a Climatempo.
De acordo com os meteorologistas, a combinação desses dois sistemas atmosféricos favorece a formação de supercélulas – grandes conglomerados de nuvens do tipo cumulonimbus capazes de provocar chuva intensa, ventania e granizo.
Risco extremo na Campanha e no sul do estado
Mapas de risco apontam perigo extremo para a região da Campanha e parte do sul gaúcho, onde a previsão indica acumulados superiores a 100 mm em apenas 24 horas.
Outras áreas em alerta – Campanha, Oeste, Missões, Vales e parte da Região Central – podem registrar entre 50 mm e 100 mm, volumes que podem causar alagamentos. Já em áreas destacadas em vermelho no mapa (Missões, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte), os temporais devem ocorrer de forma mais isolada, mas ainda com potencial para transtornos.
Ventania e possibilidade de fenômenos severos
Climatempo também indica risco em todo o estado para queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 90 km/h.
Imagem: USDA
As condições previstas entre sexta-feira e o início do sábado são propícias para a ocorrência de tornados, microexplosões e downbursts — eventos caracterizados por fortes descidas de ar frio que se espalham rapidamente ao atingir o solo. Embora sejam fenômenos de difícil previsão, a possibilidade não é descartada para áreas isoladas do território gaúcho.
Os meteorologistas recomendam que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e adote medidas de segurança diante da previsão de tempo severo.
Com informações de Canal Rural
