O avanço de uma nova massa de ar polar e a atuação de uma frente fria marcam a previsão do tempo para esta terça-feira, 23 de setembro, em grande parte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Região Sul
As temperaturas caem em toda a região, incluindo o sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Há possibilidade de geada fraca nas serras gaúcha e catarinense nas primeiras horas do dia, quando os termômetros podem ficar abaixo dos 3 °C. Apesar do frio, a previsão é de tempo seco. À tarde, a maior parte do Paraná e áreas do norte de Santa Catarina entram em alerta para baixa umidade, com índices entre 21% e 30%.
Sudeste
O deslocamento da frente fria mantém a instabilidade nos quatro estados. Entre a madrugada e o início da manhã, são esperados chuva forte e ventos intensos no litoral paulista e fluminense. No interior de São Paulo, a chuva perde força conforme a massa de ar polar avança.
Na véspera, segunda-feira (22), vendavais com rajadas acima de 100 km/h provocaram danos na capital e no interior paulista, onde também houve tempestades de poeira após longo período de estiagem.
Centro-Oeste
Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal seguem com tempo úmido e risco de pancadas fortes ao longo do dia. Em Mato Grosso do Sul, o tempo volta a ficar seco, com temperaturas amenas.
Imagem: Pixabay
Nordeste
Ventos vindos do oceano mantêm pancadas de chuva concentradas na faixa litorânea. O interior permanece quente e majoritariamente seco, com rajadas que podem chegar a 50 km/h.
Norte
O calor e a umidade favorecem a formação de grandes áreas de instabilidade. O oeste do Amazonas e o Acre estão sujeitos a temporais isolados ao longo da terça-feira.
Com informações de Globo Rural
