Pular para o conteúdo
Início » Governo negocia habilitação de mais 14 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao México

Governo negocia habilitação de mais 14 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina ao México

Publicidade

Uma comitiva do governo brasileiro está no México para discutir a inclusão de 14 frigoríficos na lista de estabelecimentos autorizados a vender carne bovina ao país. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Quem negocia

O presidente da Abiec, Roberto Perosa, integra a missão e afirma que, com as novas autorizações, o total de plantas habilitadas pode chegar a 49 unidades.

Quais empresas

Entre as candidatas estão unidades de Minerva, JBS, Marfrig e BRF. Também estão na lista plantas da Frisa, Distriboi, Agra, Prima Foods, Meat Snack, Better Beef e do frigorífico Iguatemi.

Publicidade

Próximos passos

Autoridades sanitárias mexicanas propõem uma reunião virtual de abertura, seguida de auditoria presencial nas 49 plantas — incluindo as já habilitadas — no período de 15 a 26 de setembro.

Outras pautas

A Abiec busca ainda avançar em um tratado de livre comércio para dar mais previsibilidade às exportações brasileiras e renovar por dois anos o Pacic, pacote do governo mexicano que isenta de tarifas insumos da cesta básica.

Desempenho das vendas

Dados parciais de agosto mostram que, até o dia 25, o México importou 10,2 mil toneladas de carne bovina brasileira, ocupando a segunda posição entre os maiores compradores, atrás apenas da China. Os Estados Unidos, que detinham o posto, caíram no ranking após aplicarem tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros em 6 de agosto.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário