Uma comitiva do governo brasileiro está no México para discutir a inclusão de 14 frigoríficos na lista de estabelecimentos autorizados a vender carne bovina ao país. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Quem negocia
O presidente da Abiec, Roberto Perosa, integra a missão e afirma que, com as novas autorizações, o total de plantas habilitadas pode chegar a 49 unidades.
Quais empresas
Entre as candidatas estão unidades de Minerva, JBS, Marfrig e BRF. Também estão na lista plantas da Frisa, Distriboi, Agra, Prima Foods, Meat Snack, Better Beef e do frigorífico Iguatemi.
Próximos passos
Autoridades sanitárias mexicanas propõem uma reunião virtual de abertura, seguida de auditoria presencial nas 49 plantas — incluindo as já habilitadas — no período de 15 a 26 de setembro.
Imagem: Freepik
Outras pautas
A Abiec busca ainda avançar em um tratado de livre comércio para dar mais previsibilidade às exportações brasileiras e renovar por dois anos o Pacic, pacote do governo mexicano que isenta de tarifas insumos da cesta básica.
Desempenho das vendas
Dados parciais de agosto mostram que, até o dia 25, o México importou 10,2 mil toneladas de carne bovina brasileira, ocupando a segunda posição entre os maiores compradores, atrás apenas da China. Os Estados Unidos, que detinham o posto, caíram no ranking após aplicarem tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros em 6 de agosto.
Com informações de Globo Rural
