Brasília – Brasil e Indonésia finalizaram os requisitos sanitários que autorizam a entrada de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne brasileiros no mercado indonésio.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), esta é a segunda abertura de mercado para esses produtos em agosto. Na semana passada, a Pasta já havia anunciado a habilitação das Filipinas para importar carnes do Brasil.
Mercado estratégico
Com 283 milhões de habitantes, a Indonésia é considerada estratégica pelo governo brasileiro para a expansão da proteína animal. O consumo de carne bovina no país asiático vem aumentando, impulsionado pelo crescimento da renda per capita e pela ampliação da classe média urbana, informou o Mapa.
O ministério destacou ainda que o acordo reforça a posição do Brasil como maior exportador de carne bovina do mundo e fortalece a relação comercial com a Indonésia. Em 2024, o país asiático importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, principalmente do complexo sucroalcooleiro, soja, fibras e têxteis.

Imagem: Feepik
Com a nova autorização, o agronegócio brasileiro acumula 402 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Com informações de Globo Rural
