O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para o período entre esta segunda-feira (11) e a próxima segunda-feira (18), apontando frio intenso no Sul e volumes expressivos de chuva em áreas da Região Norte.
Sul
Uma massa de ar polar associada a um sistema de alta pressão deve derrubar as temperaturas para abaixo de 8 °C em todo o Sul entre terça (12) e quarta-feira (13). A chuva será discreta: até 5 mm no sul de Santa Catarina, no nordeste e sudeste do Rio Grande do Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para o sul do sudeste gaúcho, os acumulados podem chegar a 10 mm. A umidade relativa deve ficar abaixo de 40% na maior parte do Paraná nos próximos dias.
Sudeste
As mínimas tendem a ficar abaixo de 10 °C em São Paulo e no Rio de Janeiro entre terça e quarta-feira. Predomina tempo firme, mas algumas áreas — Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce (MG), além de faixas litorâneas de São Paulo e do Rio — podem registrar até 5 mm. A umidade relativa deve cair para menos de 40% no Triângulo Mineiro, sul e sudoeste de Minas, e nas porções central, norte e oeste de São Paulo.
Centro-Oeste
Grande parte da região terá tempo estável e seco ao longo da semana. As máximas podem superar 36 °C em Mato Grosso na quinta-feira (14). A umidade relativa tende a ficar abaixo de 30% em todo o Centro-Oeste, especialmente no centro-oeste mato-grossense, centro-sul de Mato Grosso do Sul e em grande parte de Goiás.
Nordeste
No litoral do Maranhão e no centro-norte do Piauí, os termômetros também podem ultrapassar 36 °C na quinta-feira. O interior da região segue sem previsão de chuva e com umidade reduzida, com destaque para o sudoeste piauiense, porções leste e oeste do Ceará, sul do Maranhão e oeste da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Pequenas áreas do litoral baiano e do norte do Piauí podem registrar acumulados superiores a 20 mm.

Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Norte
No sul do Amazonas e em Rondônia, as máximas também podem ultrapassar 36 °C na quinta-feira. Áreas de instabilidade, porém, concentram-se no extremo noroeste e centro do Amazonas e no noroeste do Pará, onde os volumes podem superar 60 mm. As chuvas mais intensas, de até 80 mm, estão previstas para o centro e norte do Amazonas e para o sul de Roraima. Já centro-sul de Rondônia, sudoeste do Amazonas, sul do Pará, Acre e Tocantins devem permanecer sem precipitação e com umidade abaixo de 30%.
O boletim do Inmet reforça a necessidade de atenção aos baixos índices de umidade em grande parte do país e à ocorrência de frio intenso no Sul, contrastando com calor e chuvas intensas em setores da Região Norte.
Com informações de Canal Rural