A JBS vai aplicar US$ 70 milhões nos próximos dois anos para ampliar suas operações de frango no Paraguai. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 2 de outubro, durante a visita do presidente paraguaio, Santiago Peña, à unidade da Seara em Dourados (MS).
A primeira etapa do investimento já começou com a compra da Pollos Amanecer, que mantém uma planta no distrito de Doctor Juan Eulogio Estigarribia, conhecido como Campo 9, no departamento de Caaguazú. Após obras de modernização e expansão, a fábrica deverá alcançar capacidade de abate de 100 mil aves por dia, mantendo o fornecimento ao mercado doméstico e abrindo caminho para exportações.
O complexo contará ainda com 28 granjas de material genético, incubatórios e uma fábrica de ração. Hoje, a produção é abastecida por 19 galpões; a meta é chegar a 139 quando o ciclo de expansão for concluído.
“O Paraguai oferece condições favoráveis para o desenvolvimento da avicultura, e esse investimento reforça nossa estratégia de aumento de competitividade e diversificação”, afirmou, em nota, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni. Segundo o executivo, o aporte deverá impulsionar a participação paraguaia no comércio internacional de carne de frango.

Imagem: Getty s
O plano também prevê recursos de produtores integrados da região. Situada em uma das principais regiões agrícolas do país, a planta está a menos de 200 quilômetros das três maiores cidades paraguaias: Assunção, Ciudad del Este e Luque, o que facilita o acesso a grãos e a logística de distribuição.
Com informações de Globo Rural
