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Lactalis fecha acordo de R$ 12,23 bilhões para adquirir operações de consumo da Fonterra

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A Lactalis anunciou nesta sexta-feira, 22 de agosto, a assinatura de um acordo para comprar os negócios globais de consumo da Fonterra (exceto na Grande China), além de operações de foodservice e ingredientes na Oceania e no Sri Lanka, por 3,845 bilhões de dólares neozelandeses (cerca de R$ 12,23 bilhões).

O pacote inclui ainda o foodservice no Oriente Médio e na África e contempla marcas conhecidas, como Mainland, Anchor, Perfect Italiano, Western Star, Ratthi, Cheesdale, Fernleaf, Anlene e Anmum. A transação depende da aprovação de órgãos regulatórios e dos acionistas agricultores da cooperativa neozelandesa.

Detalhes da operação

Segundo a Lactalis, os ativos somam mais de 5,6 bilhões de dólares neozelandeses em vendas líquidas anuais (aproximadamente R$ 17,81 bilhões) e englobam 16 unidades de produção na Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Malásia, Indonésia e Arábia Saudita, além de 4,3 mil funcionários.

O valor da operação pode subir em 375 milhões de dólares neozelandeses caso sejam incluídas licenças da marca Bega usadas pela Fonterra na Austrália, elevando o total para 4,22 bilhões de dólares neozelandeses (cerca de R$ 13,42 bilhões).

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Próximos passos

Os acionistas agricultores da Fonterra votarão o acordo em assembleia prevista para ocorrer entre outubro e novembro. A companhia projeta um retorno de capital de 2 dólares neozelandeses por ação, totalizando cerca de 3,2 bilhões de dólares neozelandeses (R$ 10,2 bilhões) para os cooperados após a conclusão da venda.

Pelo acerto, a Fonterra seguirá fornecendo leite cru, ingredientes lácteos e produtos acabados às unidades que passarão ao controle da Lactalis. A conclusão da transação é esperada para o primeiro semestre de 2026.

Declarações

O presidente da Fonterra, Peter McBride, afirmou que, depois de avaliar a venda ou uma oferta pública inicial durante 15 meses, o conselho considera a proposta da Lactalis a opção de maior valor e recomendará a aprovação aos acionistas.

Para o CEO da Lactalis, Emmanuel Besnier, a aquisição fortalecerá a presença do grupo na Oceania, Sudeste Asiático e Oriente Médio, combinando as marcas da Fonterra à estrutura já existente da companhia na Austrália e na Ásia.

Assessores

No negócio, a Fonterra contou com assessoria financeira de Jarden, Craigs Investment Partners e JP Morgan, além da consultoria jurídica dos escritórios Russell McVeagh e Herbert Smith Freehills Kramer.

Com informações de Globo Rural

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