Pular para o conteúdo
Início » Lely inaugura nova sede para a América Latina em Carambeí (PR)

Lely inaugura nova sede para a América Latina em Carambeí (PR)

Publicidade

A fabricante holandesa de soluções de automação para pecuária leiteira Lely inaugurou nesta terça-feira (23/9) o prédio que passará a abrigar sua matriz para a América Latina, em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná. A unidade atenderá operações no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

Construído no modelo built to suit (BTS), o imóvel recebeu investimento de R$ 10 milhões e está localizado no Parque Industrial Sul do município. Segundo Edison Acherman, gerente do cluster América Latina, o volume de negócios da empresa na região cresceu 500% nos últimos seis anos, impulsionado principalmente pelos mercados brasileiro e argentino.

Robôs em operação

Atualmente, cerca de 700 robôs da Lely estão instalados em fazendas latino-americanas, sendo aproximadamente 400 no Brasil. Mesmo com a expansão, não há previsão de instalar uma fábrica na região. A companhia produz cerca de 5 mil robôs por ano em sua sede em Maassluis, na Holanda, e já ultrapassou a marca de 50 mil unidades instaladas no mundo.

O robô de ordenha automática Astronaut é o principal produto da companhia. A versão mais recente do equipamento foi lançada neste ano no Brasil com sistema operacional atualizado, incluindo diagnósticos e atualizações remotas.

Publicidade

Planos de financiamento

A Lely não possui linha própria de crédito para produtores, mas negocia parcerias com bancos e cooperativas agrícolas locais para facilitar a aquisição de equipamentos. De acordo com Acherman, o investimento inicial em automação gira em torno de R$ 1,2 milhão, valor que diminui a cada novo equipamento adquirido pelo produtor.

Produtividade em destaque

No ranking interno da empresa, a fazenda Melkstad, em Carambeí, figura entre as cinco maiores produtoras de leite no mundo que utilizam ordenha robotizada. Das 2 100 vacas da propriedade, 210 passam pelo sistema automatizado, elevando a média de produção de 43 litros para 56 litros por vaca/dia. O produtor Diogo Vriesman informa que o grupo planeja instalar mais quatro robôs até o próximo ano.

Potencial regional

Os Campos Gerais concentram a maior produção de leite do país. Dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2024, do IBGE, apontam Castro na liderança nacional com 484,4 milhões de litros, seguida por Carambeí, com 293,1 milhões. Atualmente há mais de 50 robôs da Lely em funcionamento na região, número que deve superar 80 até a metade de 2026.

Estrutura da nova sede

Com capacidade para 60 funcionários, a unidade paranaense abrigará as áreas de gestão de vendas, estoque de equipamentos, peças de reposição, consumíveis, logística, suporte técnico e administração. O prédio também conta com um Centro de Treinamento voltado à qualificação de operadores e técnicos dos sistemas robotizados.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário