A Malásia voltou a autorizar a compra de carne de frango do Brasil e abriu espaço para a entrada de outros seis itens do agronegócio nacional, informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após reunião no Ministério da Agricultura malaio, em Kuala Lumpur.
De acordo com o ministro, os embarques de frango estavam suspensos desde 16 de maio, quando foi confirmado um caso de influenza aviária em plantel comercial brasileiro. “Retomamos o comércio de carne de frango em apenas três meses, processo que poderia levar 12 meses pelo protocolo”, afirmou Fávaro em vídeo divulgado nas redes sociais.
Produtos liberados
Além do frango, o governo malaio permitiu a importação dos seguintes produtos brasileiros:
- pescados de captura e de cultivo;
- gergelim;
- ovo em pó;
- melões produzidos no Ceará e no Rio Grande do Norte;
- maçãs colhidas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Próximos passos para a carne suína
Durante o encontro, a Malásia também confirmou uma auditoria, prevista para novembro, em 16 frigoríficos brasileiros de carne suína interessados em obter habilitação para exportar ao país. Atualmente, apenas duas plantas têm autorização para vender esse produto ao mercado malaio.
Imagem: Internet
Segundo Fávaro, a ampliação da pauta de exportação representa “novas oportunidades para o setor produtivo e para a população brasileira”.
Com informações de Canal Rural