Uma frente de ar de origem polar que chega da Argentina provocará forte queda de temperatura em 12 estados brasileiros a partir desta sexta-feira, 8. De acordo com a Climatempo, o frio persistirá até quarta-feira, 13, com mínimas e máximas abaixo da média em parte do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Primeiro impacto no Sul
O ar gelado atinge inicialmente o Rio Grande do Sul nas primeiras horas de sexta. Ainda durante o dia, a massa avança para Santa Catarina e Paraná, estendendo o resfriamento a toda a Região Sul.
Alcance da onda de frio
Além dos três estados do Sul, a Climatempo indica temperaturas muito baixas em São Paulo, sul e Triângulo Mineiro, sul do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás. Entre Acre e Rondônia, no Norte, o fenômeno conhecido como “friagem” também será sentido.
Quão abaixo da média?
Nas áreas destacadas em azul escuro nos mapas meteorológicos, as mínimas devem ficar pelo menos 5 °C abaixo do normal para o período. Regiões em azul claro terão variação negativa entre 3 °C e 5 °C.
Possibilidade de precipitação invernal
A combinação de ciclone em alto-mar e ventos úmidos pode gerar chuva congelada na madrugada e manhã de sábado, 9, especialmente no planalto e na serra catarinense, além de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, incluindo os municípios de São José dos Ausentes e Cambará do Sul.

Imagem: Agência Brasil via canalrural.com.br
Risco de geada
O perigo de geada aumenta na maior parte do Sul e em Mato Grosso do Sul nas madrugadas de sábado, 9, e domingo, 10. No interior paulista, cidades como Piracicaba, Tatuí, Rio Claro, Serra Negra, Botucatu, Boituva, Rancharia e localidades do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira também podem registrar o fenômeno, assim como o extremo sul de Minas Gerais.
As previsões indicam ainda vários dias consecutivos de temperaturas baixas, intensificando a sensação de frio nas áreas afetadas.
Com informações de Canal Rural