O avanço de uma massa de ar polar segue derrubando as temperaturas no centro-sul do país e influencia inclusive parte da Região Norte nesta segunda-feira, 11 de setembro. O amanhecer foi gelado em diversos estados, com potencial para formação de geada em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Região Sul
O tempo permanece firme nos três estados, mas o frio persiste. Termômetros podem marcar valores negativos nas serras gaúcha e catarinense e ficar abaixo de 4 °C no centro-sul e sudoeste do Paraná, favorecendo geada nas primeiras horas do dia. À tarde, o sol aparece entre poucas nuvens e não há previsão de chuva. No extremo norte paranaense, a umidade relativa do ar pode cair para menos de 30%.
Sudeste
A circulação de ventos marítimos aumenta a nebulosidade no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Há chance de chuva fraca a moderada ao longo do dia, com sensação de frio. O amanhecer segue gelado e há risco de geada no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e extremo sul mineiro. No interior paulista, termômetros podem se aproximar ou ficar abaixo de 4 °C, com geada fraca e isolada.
O interior da região continua seco; índices de umidade entram em alerta entre o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo. Na capital fluminense, há possibilidade de chuviscos entre a madrugada e o início da manhã. Em São Paulo, a segunda-feira será muito fria, sem chuva e com períodos de sol entre nuvens.
Centro-Oeste
O tempo permanece aberto nos três estados e no Distrito Federal. O ar seco ganha força, com umidade em alerta no extremo sul de Mato Grosso, sul de Goiás e nordeste de Mato Grosso do Sul. O dia ainda começa frio em Cuiabá, Campo Grande e no extremo sul e sudoeste sul-matogrossense; não se descarta geada fraca e localizada em Ponta Porã, Iguatemi e Rio Brilhante. Com o sol, as temperaturas sobem rapidamente, principalmente no norte de Goiás e de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, a tarde segue com temperaturas mais amenas.
Nordeste
O deslocamento da frente fria intensifica a umidade no sul da Bahia, onde há previsão de chuva moderada a forte e aumento de nuvens em cidades como Ilhéus, Itacaré e Barra Grande. No Maranhão e centro-norte do Piauí, pancadas ocorrem à tarde, podendo ser moderadas a fortes e acompanhadas de raios. Nas demais áreas, o sol predomina, faz calor e a umidade do ar cai para menos de 30% em pontos do interior da Paraíba, Pernambuco, extremo sul do Piauí, oeste e norte da Bahia, além do extremo sul do Maranhão e do Ceará.
Imagem: Rovena Rosa via canalrural.com.br
Norte
Calor e umidade provocam instabilidades na metade norte do Pará e no extremo norte do Tocantins, enquanto Amazonas e Roraima terão condição de pancadas com intensidade moderada a forte. Acre e Rondônia amanheceram com temperaturas mais baixas; o dia segue ensolarado, firme e seco. Toda a porção sul da região registra umidade relativa entre 30% e 21%, incluindo as capitais Rio Branco, Porto Velho e Palmas.
As condições de frio, geada e baixa umidade devem permanecer atuando sobre o país nos próximos dias, exigindo atenção redobrada de produtores rurais e da população em geral.
Com informações de Canal Rural
