Pular para o conteúdo
Início » Massa de ar polar pode provocar neve no Sul entre sexta e sábado

Massa de ar polar pode provocar neve no Sul entre sexta e sábado

Publicidade

Áreas de maior altitude de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul têm chance de registrar neve entre esta sexta-feira (8/8) e a madrugada de sábado (9/8), segundo projeções meteorológicas.

A previsão é resultado da chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que avança pelo interior do continente e se combina à instabilidade gerada por um centro de baixa pressão na costa. De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, esta é a quinta onda de frio do ano e deve se estender até a metade da próxima semana.

Regiões com maior probabilidade

O Planalto Sul Catarinense, por estar em altitudes mais elevadas, concentra as condições mais favoráveis para o fenômeno. Há também possibilidade de neve nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, ainda que de forma mais restrita.

Modelos numéricos reforçam o cenário. O modelo canadense, que indica a maior probabilidade, aponta ocorrência tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul. Já o modelo de alta resolução WRF, da própria MetSul, limita o fenômeno às áreas mais altas do Planalto Sul Catarinense e, de forma muito isolada, aos Aparados da Serra.

Publicidade
Massa de ar polar pode provocar neve no Sul entre sexta e sábado - Imagem do artigo original

Imagem: MetSul via globorural.globo.com

Outras precipitações de inverno

Mesmo que a neve não se confirme, a combinação de frio intenso em altitude e instabilidade atmosférica favorece a formação de graupel (granizo macio) e chuva congelada. Esses eventos podem atingir locais abaixo de 1.000 metros de altitude, incluindo a Serra Gaúcha.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário