Sexta-feira, 12, começa com predomínio de tempo firme na maior parte da região Sul do país devido à influência de um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar. Apesar disso, setores do litoral do Paraná podem registrar chuva fraca e passageira, enquanto áreas do oeste e noroeste paranaense têm chance de pancadas no fim do dia, provocadas por instabilidades vindas do Paraguai.
Região Sul
As temperaturas permanecem baixas no Rio Grande do Sul, e a sensação de frio continua em Santa Catarina. Cidades mais elevadas da serra geral e do sudeste gaúcho, além da serra catarinense, podem ter formação de geada isolada nas primeiras horas da manhã. No Paraná, o frio segue predominando no sul e no leste, mas o norte do estado volta a enfrentar calor intenso e umidade relativa do ar em níveis críticos.
Sudeste
No Sudeste, a circulação de ventos associada à mesma massa de ar polar mantém o tempo instável e com muitas nuvens no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre o litoral sul paulista e a região metropolitana fluminense, a chuva pode ganhar força em alguns momentos. Na capital paulista, o dia termina com queda de temperatura e possibilidade de chuva entre a noite e a madrugada de sábado. O interior paulista pode ter leve declínio térmico e pancadas isoladas à tarde, enquanto norte e noroeste do estado, assim como o Triângulo Mineiro, seguem em alerta para calor intenso e umidade abaixo de 12%. No litoral do Espírito Santo, são esperadas pancadas isoladas que podem ocorrer com maior intensidade.
Centro-Oeste
A maior parte do Centro-Oeste continua sob tempo aberto, sol forte e calor elevado. Somente pontos do extremo sul de Mato Grosso do Sul e do noroeste de Mato Grosso podem registrar pancadas de chuva vespertinas. Em Mato Grosso, Goiás e no norte sul-mato-grossense, as temperaturas podem alcançar ou superar 40 °C, com umidade em níveis de alerta (abaixo de 20%) ou emergência (abaixo de 12%).
Nordeste
No Nordeste, o tempo tende a permanecer estável em grande parte da região, embora ainda haja previsão de chuva isolada na faixa leste. Entre Maceió e Recife, há risco de precipitações mais expressivas. No Maranhão, pancadas isoladas podem ocorrer à tarde, enquanto o interior segue sob calor intenso, baixa umidade e risco elevado de queimadas.
Imagem: Rovena Rosa
Norte
No Norte, a chuva permanece concentrada em Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com possibilidade de episódios fortes e temporais. Em Pará, Tocantins e Amapá, o tempo continua firme, com sol predominante e calor elevado.
Com informações de Canal Rural
