Brasília — O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga 308 mortes de caprinos, ovinos e bovinos que podem estar relacionadas à vacina contra clostridiose EXCELL 10, produzida pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.
Os óbitos foram notificados inicialmente no Piauí, mas há registros em análise em outros estados. Em nota divulgada nesta sexta-feira (29/8), a pasta ressalta que a causa das mortes ainda não foi confirmada e que trabalha de forma integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para esclarecer o episódio.
Assim que recebeu a notificação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) sobre reações adversas possivelmente ligadas à vacina, o ministério determinou, de forma cautelar, a apreensão de todos os lotes do produto. Também foram suspensas a fabricação da EXCELL 10, iniciada uma auditoria na empresa e coletadas amostras para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.
Paralelamente, a Dechra iniciou o recolhimento dos lotes 016/2024 e 018/2024, conforme determinação do Mapa.

Imagem: Sergio Ranalli
O ministério reforça que a vacinação continua sendo estratégia eficaz no controle da clostridiose — doença considerada altamente letal — e que o consumo de derivados de caprinos, ovinos e bovinos permanece seguro, desde que os animais sejam saudáveis e inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial.
Com informações de Globo Rural
