Pular para o conteúdo
Início » Ministro critica deputados durante inauguração da fábrica da BYD na Bahia

Ministro critica deputados durante inauguração da fábrica da BYD na Bahia

Publicidade

A montadora chinesa BYD inaugurou nesta quinta-feira (9) sua fábrica em Camaçari (BA), pouco mais de dois anos após adquirir o complexo onde a Ford produzia o EcoSport. O evento serviu de palco para críticas à oposição, feitas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e por autoridades locais.

Ao discursar, Costa afirmou que os deputados que, na quarta-feira (8), derrubaram a medida provisória que substituiria o IOF são “a mesma turma que comemorou silenciosamente o fechamento da Ford” há quatro anos. Antes dele, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, disse que o governo anterior “não moveu uma palha” para manter a montadora norte-americana no país.

Investimento bilionário

Segundo a BYD, o projeto recebeu R$ 5,5 bilhões e inicia operações com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil numa segunda fase. Na planta, a empresa finaliza carros elétricos e híbridos que chegam parcialmente montados da China.

O vice-presidente sênior e chefe comercial da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, ressaltou que o antigo espaço “símbolo de incerteza” transformou-se em “polo de inovação, tecnologia, emprego e esperança”. Ele informou ainda que foram investidos quase R$ 80 milhões para adaptar os motores dos modelos híbridos ao sistema flex, apto a usar etanol ou gasolina.

Para a CEO da companhia nas Américas e Europa, Stella Li, a inauguração marca “o início de uma nova era da indústria automotiva brasileira”, baseada em veículos elétricos e inteligentes “construídos por brasileiros, construídos por baianos”.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário