De janeiro de 2023 até agora, a liberação de 491 novos mercados para produtos agropecuários do Brasil já acrescentou cerca de US$ 3 bilhões à balança comercial do setor, segundo levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (26/11), em Brasília, durante o encontro anual de adidos agrícolas.
A ApexBrasil estima que, no curto prazo, essas mesmas aberturas possam gerar US$ 3,8 bilhões em negócios por ano, caso os exportadores alcancem, nos novos destinos, o mesmo desempenho obtido em mercados já consolidados.
Expansão apoiada pelo governo
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou que o valor tende a crescer nos próximos anos, à medida que a promoção comercial evoluir. Ele ressaltou que os resultados positivos foram alcançados em 2025 “mesmo com o tarifaço e todas as dificuldades”.
No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as vendas externas do agronegócio somaram US$ 141,97 bilhões, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Potencial de mercado
De acordo com o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Müller, os mercados abertos desde 2023 representam um potencial superior a R$ 33,3 bilhões em negócios. Ele explicou que, analisando apenas 400 mercados liberados até alguns meses atrás, já foram movimentados US$ 2,3 bilhões; com os 491 atuais, o valor alcançou US$ 3 bilhões.
Principais destinos
A América do Norte, especialmente o México, foi o destino com maior incremento. Depois da autorização para importação de carne suína e bovina brasileira, os embarques ao país passaram de zero, em 2022, para US$ 1,1 bilhão desde 2023, sendo US$ 723 milhões somente em 2025 até outubro. Müller atribuiu parte desse avanço ao cenário de inflação de alimentos no mercado mexicano.
Outro destaque foi o envio de algodão em pluma ao Egito, mercado aberto em 2023. As vendas acumuladas somam US$ 177,4 milhões, dos quais US$ 113 milhões em 2025. O Brasil já superou no Egito a participação média global de 30% na venda de algodão, segundo o executivo.
Imagem: Claudio Neves
Para a China, a abertura para o gergelim em novembro de 2024 resultou em faturamento de US$ 158,7 milhões até o momento.
Impacto regional
Entre janeiro de 2023 e outubro de 2025, o incremento nas exportações devido aos novos mercados rendeu:
- Centro-Oeste: US$ 1,2 bilhão
- Sul: US$ 457 milhões
- Sudeste: US$ 278 milhões
- Norte: US$ 264 milhões
- Nordeste: US$ 62 milhões
Segundo Müller, os números confirmam que a diversificação de destinos elevou o faturamento em todas as regiões do país.
Com informações de Globo Rural
