Rio de Janeiro – Entre 27 e 29 de agosto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conduziu uma operação de fiscalização em quatro fábricas de café torrado e moído em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.
A ação, realizada em parceria com o Procon-RJ, a Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Sedcon) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, resultou na destruição imediata de 1.070 quilos de café impróprio para consumo. Outros 1.350 quilos foram apreendidos para análise laboratorial e destinação adequada, totalizando mais de 2,4 mil quilos fora do padrão permitido.
Durante as inspeções, auditores identificaram grãos mofados, ardidos e misturados a impurezas como cascas e paus de café. Também foram encontradas três bobinas de rótulos irregulares, que foram descaracterizadas no local.
Os lotes irregulares descumpriam os critérios de qualidade estabelecidos pela Portaria SDA/Mapa nº 570/2022. As empresas receberam intimações com prazo de 90 dias para adequar estruturas físicas, processos de higiene e controles de qualidade, além de implantar rotinas formais de classificação e rastreabilidade de matérias-primas.

Imagem: Ministério da Agricultura
Segundo o Mapa, a operação teve caráter preventivo, com o objetivo de assegurar que apenas produtos dentro dos padrões oficiais cheguem ao consumidor.
Com informações de Globo Rural
