O Porteira Aberta Empreender exibe, nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 18h, uma edição dedicada à sucessão familiar no campo. O programa, apresentado por Miguel Daoud e João Nogueira, mostrará exemplos de duas famílias cujos filhos deixaram a propriedade rural para estudar e trabalhar fora, mas retornaram para dar continuidade ao legado dos pais.
A produtora rural Tatiane Bergamin Pizzol, uma das personagens da edição, destaca a importância de uma convivência harmoniosa nas empresas familiares. “Eu acredito que trabalhar com a família é possível, havendo respeito, diálogo e comunicação”, afirma.
Turismo de experiência no Espírito Santo
O episódio também percorre a região serrana do Espírito Santo, reconhecida pelo turismo de experiência. No distrito de Pindobas, em Domingos Martins, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ergueu a réplica da casa dos imigrantes italianos, batizada de Casa Nostra. No local, visitantes podem provar pratos típicos e conhecer tradições trazidas pelos colonizadores.
Durante a atração, a consultora do Sebrae/SP, Simone Goldman, detalha a diferença entre sucessor e herdeiro, além de discutir como o turismo de experiência pode incentivar os jovens a permanecer no meio rural.

Imagem: Divulgação Canal Rural
O Porteira Aberta Empreender vai ao ar todas as sextas-feiras, às 18h, no Canal Rural. Os telespectadores podem participar enviando perguntas, sugestões e relatos de empreendedorismo pelo WhatsApp.
Com informações de Canal Rural
