Pular para o conteúdo
Início » Preço do café recua 1,01% em julho após 18 meses de alta

Preço do café recua 1,01% em julho após 18 meses de alta

Publicidade

O valor do café moído pago pelo consumidor caiu 1,01% em julho, interrompendo uma sequência de 18 aumentos mensais, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, o produto acumulou elevação de 99,46%. A queda observada em julho coincide com o avanço da colheita e maior oferta do grão nas prateleiras, explicou o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves.

Gonçalves ressaltou que a tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre o café brasileiro entrou em vigor apenas em agosto, portanto não influenciou os preços pesquisados em julho. “É cedo para atribuir qualquer impacto do tarifaço”, afirmou.

Segundo o técnico do IBGE, já em junho havia aumento de oferta no campo, mas os preços ao consumidor só refletiram essa condição no mês seguinte.

Preço do café recua 1,01% em julho após 18 meses de alta - Imagem do artigo original

Publicidade

Imagem: Wenderson Araújo via globorural.globo.com

O IPCA de julho fechou em 0,26%. Sobre a influência das tarifas norte-americanas no índice geral de inflação, Gonçalves disse que o efeito dependerá da capacidade de o mercado interno absorver produtos que normalmente seriam exportados.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário