O valor pago pela indústria pela caixa de 40,8 quilos de laranja voltou a crescer nesta semana. Entre 4 e 7 de agosto, a média chegou a R$ 45,42, variação positiva de 4,61% em relação ao período anterior, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Até então, o mercado vinha operando sem oscilações significativas, à espera de definições sobre a nova tarifa de importação anunciada pelos Estados Unidos. A decisão oficializada na quarta-feira (6) de manter o suco de laranja fora da sobretaxa de 40% trouxe alívio imediato ao setor no Brasil.
Pesquisadores indicam que a exclusão do produto da lista de itens tarifados foi influenciada pela oferta limitada no mercado internacional e pelos baixos estoques norte-americanos. Com o cenário mais favorável, a expectativa é de estímulo às exportações brasileiras no curto prazo, diante da menor concorrência de outros fornecedores.
Nos próximos dias, produtores aguardam a retomada da negociação de contratos para a safra 2025/26. Esses acordos ficaram paralisados durante julho, justamente por causa das incertezas em relação às tarifas.

Imagem: Mapa via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural