Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura de São Paulo recebe inscrições para terceira edição do programa Acelerando Hortas

Prefeitura de São Paulo recebe inscrições para terceira edição do programa Acelerando Hortas

Publicidade

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta semana as inscrições para a terceira edição do Sampa+Rural: Acelerando Hortas, iniciativa que vai selecionar 30 projetos de agricultura urbana, periurbana e rural.

Cada proposta escolhida terá acesso a até R$ 30 mil em materiais e serviços, além de orientação técnica e acompanhamento de plano de negócios. O período de inscrição termina em 24 de novembro e deve ser feito pelo site adesampa.com.br/acelerandohortas.

Quem pode participar

O edital contempla hortas comunitárias, unidades produtivas familiares, agroindústrias, grupos logísticos e pontos de venda, inclusive aqueles instalados em áreas públicas, como escolas e parques, além de iniciativas nas Terras Indígenas Jaraguá e Tenondé Porã.

Os projetos devem adotar ou estar em fase de transição para práticas orgânicas e agroecológicas e se enquadrar em ao menos um dos sete eixos definidos: tecnologias sustentáveis, comercialização e logística, produção de mudas ou insumos, beneficiamento de produtos naturais, certificações sanitárias, turismo de vivência e implantação de novas hortas.

Publicidade

Objetivos do programa

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, o programa busca fortalecer a agricultura local. “Já impulsionamos 58 iniciativas com o Acelerando Hortas. Agora, mais 30 projetos vão receber suporte técnico e qualificação para expandir suas atividades”, afirmou.

Operado pela ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento), o Acelerando Hortas integra o Sampa+Rural e conta com parceria do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). Entre as metas estão ampliar a geração de renda, promover educação ambiental, garantir segurança alimentar e estimular tecnologias sociais replicáveis.

Criterios de elegibilidade

Cada proposta deve ter dois responsáveis, ambos maiores de 18 anos, residentes na capital e autorizados a utilizar o imóvel onde a atividade é desenvolvida. Projetos com pendências em edições anteriores não podem se inscrever.

Estrutura de apoio

Atualmente, o Sampa+Rural mantém três Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) nas zonas Sul, Leste e Norte, que oferecem assistência técnica e apoio à criação de novos espaços de cultivo em diferentes regiões da cidade.

O edital completo com regras e prazos está disponível no site da ADE SAMPA.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário