Brasília, 23/11/2025 – Avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de órgãos estaduais de monitoramento apontam início de semana marcado por instabilidade em várias partes do país, com possibilidade de granizo e danos a plantações no Centro-Sul.
Precipitação e vento
Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Espírito Santo estão sob alerta para chuva com granizo, volume diário de até 50 milímetros e rajadas que podem chegar a 60 km/h.
Defesa Civil de São Paulo
Entre hoje (23/11) e terça-feira (25/11), a Defesa Civil paulista prevê chuvas fortes acompanhadas de raios, ventos e granizo. Os maiores acumulados são esperados no Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Metropolitana e Baixada Santista.
Demais regiões
Nos Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, a previsão inclui temporais com risco de alagamentos e queda de galhos. Em áreas da Amazônia, Centro-Oeste e Norte, os volumes podem atingir 100 milímetros no dia, com ventos de até 100 km/h.
Situação por estados
Rio Grande do Sul: depois de um domingo frio, a segunda-feira começa estável e ensolarada, condição que se mantém com pouca nebulosidade a partir de terça.
Paraná: boletim do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar) indica tempo instável nesta segunda, com temporais isolados em todas as regiões e chuva persistente no litoral. Na Região Metropolitana de Curitiba, as máximas não ultrapassam 22 °C; no Noroeste e Sudoeste, ficam abaixo de 30 °C.
Imagem: Pexels
Mato Grosso do Sul: segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), há previsão de sol com aumento de nuvens, chuvas generalizadas e possibilidade de tempestades isoladas com raios e rajadas de vento. As mínimas variam entre 17 °C e 23 °C, e as máximas, entre 27 °C e 34 °C.
A combinação de granizo, ventania e altos volumes de chuva mobiliza autoridades e produtores rurais, que acompanham a evolução das condições climáticas.
Com informações de Globo Rural
