Pular para o conteúdo
Início » Segunda-feira terá chuva forte e risco de temporais em várias regiões do Brasil

Segunda-feira terá chuva forte e risco de temporais em várias regiões do Brasil

Publicidade

Áreas de instabilidade avançam sobre o país nesta segunda-feira (24), provocando chuva intensa e temporais no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. O sistema é impulsionado pelo deslocamento de um cavado em níveis médios da atmosfera, pelo transporte de umidade da Amazônia e por uma frente fria no oceano. No Norte, o calor associado à alta umidade mantém as pancadas de chuva, enquanto as temperaturas ficam mais amenas em setores do Sudeste e do Sul.

Sul

No Rio Grande do Sul, a chuva moderada a forte atinge o norte, a Serra e o litoral norte desde cedo, mas grande parte do estado terá períodos de tempo firme. Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas ganham força ao longo do dia, com risco de temporais e trovoadas principalmente à tarde. As temperaturas sobem no território gaúcho; já em Santa Catarina e no leste paranaense, a sensação segue mais amena.

Sudeste

A instabilidade permanece sobre toda a região. Os temporais tendem a se intensificar à tarde no sul e no leste de São Paulo. O litoral paulista entra em situação de perigo, com previsão de chuva forte e rajadas de vento que podem alcançar 70 km/h. O sul de Minas Gerais também fica em alerta. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar temporais ao longo do dia. As temperaturas caem na maior parte do Sudeste, exceto no noroeste e oeste paulista e no Triângulo Mineiro, onde seguem elevadas.

Centro-Oeste

Calor e umidade mantêm a atmosfera instável em Mato Grosso e Goiás, onde as pancadas começam pela manhã e devem se intensificar à tarde. Há risco de temporais no leste de Mato Grosso e em grande parte de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, apenas o leste do estado apresenta formação de novas nuvens de chuva; o oeste permanece com tempo mais aberto. As temperaturas continuam altas em toda a região.

Publicidade

Nordeste

Na Bahia, especialmente na metade sul e no oeste, o dia pode registrar pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. Maranhão e Piauí seguem sob instabilidade, enquanto no Ceará há chance de chuva isolada no interior. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo firme predomina e a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% em trechos do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e extremo norte da Bahia.

Norte

O Amazonas, o Acre e Roraima permanecem com chuvas de moderada a forte intensidade e possibilidade de temporais. Em Rondônia e no centro-sul e oeste do Pará, as pancadas se fortalecem ao longo do dia. O Tocantins também fica sujeito a temporais. Já o Amapá e o nordeste paraense tendem a permanecer com tempo mais firme. O calor e a sensação de abafamento dominam toda a região.

As instabilidades previstas para esta segunda-feira podem provocar transtornos pontuais, como alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos. A população deve acompanhar os alertas meteorológicos e adotar medidas de segurança em caso de ocorrência de temporais.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário