Seis toneladas de café fora dos padrões de consumo foram apreendidas em 15 estabelecimentos do Estado do Rio de Janeiro durante dois dias de fiscalização, divulgou nesta quinta-feira (28/8) a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon).
A Operação Café Real passou por mercados e indústrias cafeeiras da capital e das regiões Serrana, dos Lagos, Norte, Noroeste e Sul Fluminense. A ação contou com Sedcon, Procon-RJ, Polícia Militar, Ministério da Agricultura e procons municipais.
Segundo a Sedcon, a força-tarefa começou após denúncias da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que identificou vendas de produtos adulterados na capital e nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Carmo, Cantagalo e São Fidélis.
Em Cordeiro, fiscais localizaram pacotes com selo da Abic falsificado, indício de fraudes mais sofisticadas. As amostras coletadas serão examinadas pela própria Abic.
O chamado “café fraudado” tem ganhado espaço com o aumento do preço do produto puro, informou a Sedcon. A Portaria 570 do Ministério da Agricultura admite até 1% de impurezas naturais, como cascas e paus, mas proíbe a adição de materiais como milho ou outros grãos.
Imagem: Wenders Araújo
“Nosso trabalho é impedir que essas práticas continuem e garantir que a população tenha acesso a um café legítimo e de qualidade”, afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca. Ele destacou que o consumo de produto adulterado pode causar problemas de saúde e prejuízo financeiro ao consumidor.
Com informações de Globo Rural
