Pular para o conteúdo
Início » Seis toneladas de café impróprio são recolhidas em operação no Rio de Janeiro

Seis toneladas de café impróprio são recolhidas em operação no Rio de Janeiro

Publicidade

Seis toneladas de café fora dos padrões de consumo foram apreendidas em 15 estabelecimentos do Estado do Rio de Janeiro durante dois dias de fiscalização, divulgou nesta quinta-feira (28/8) a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon).

A Operação Café Real passou por mercados e indústrias cafeeiras da capital e das regiões Serrana, dos Lagos, Norte, Noroeste e Sul Fluminense. A ação contou com Sedcon, Procon-RJ, Polícia Militar, Ministério da Agricultura e procons municipais.

Segundo a Sedcon, a força-tarefa começou após denúncias da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que identificou vendas de produtos adulterados na capital e nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Carmo, Cantagalo e São Fidélis.

Em Cordeiro, fiscais localizaram pacotes com selo da Abic falsificado, indício de fraudes mais sofisticadas. As amostras coletadas serão examinadas pela própria Abic.

O chamado “café fraudado” tem ganhado espaço com o aumento do preço do produto puro, informou a Sedcon. A Portaria 570 do Ministério da Agricultura admite até 1% de impurezas naturais, como cascas e paus, mas proíbe a adição de materiais como milho ou outros grãos.

Publicidade

“Nosso trabalho é impedir que essas práticas continuem e garantir que a população tenha acesso a um café legítimo e de qualidade”, afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca. Ele destacou que o consumo de produto adulterado pode causar problemas de saúde e prejuízo financeiro ao consumidor.

Com informações de Globo Rural

Publicidade

Deixe um comentário