Pular para o conteúdo
Início » Tarifaço de Trump começa a valer e eleva imposto de importação ao maior nível em quase um século

Tarifaço de Trump começa a valer e eleva imposto de importação ao maior nível em quase um século

Publicidade

Entraram em vigor às 0h01 desta quinta-feira (7) as tarifas ampliadas determinadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo cálculo do Budget Lab da Universidade Yale, a nova alíquota média sobre produtos importados deve fazer os consumidores norte-americanos pagarem 18,3% a mais, o patamar mais alto desde 1934.

A Casa Branca informou que, a partir de agora, mercadorias originárias de mais de 60 países e da União Europeia serão submetidas a tarifas de no mínimo 10%. Importações do bloco europeu, do Japão e da Coreia do Sul terão sobretaxa de 15%, enquanto itens vindos de Taiwan, Vietnã e Bangladesh pagarão 20%.

Trump também declarou esperar “centenas de bilhões de dólares” em investimentos nos Estados Unidos por parte da União Europeia, do Japão e da Coreia do Sul. Para o Brasil, a cobrança começou um dia antes, na quarta-feira (6). Já as tarifas sobre a China permanecem suspensas enquanto prosseguem as negociações entre Washington e Pequim.

No caso da Índia, houve acréscimo de 25 pontos percentuais sobre compras de petróleo russo, elevando a taxa combinada aplicada ao país para 50%.

Comemoração nas redes

Pelas redes sociais, Trump celebrou o início da cobrança. “É meia-noite! Bilhões de dólares em tarifas estão agora fluindo para os Estados Unidos da América!”, escreveu na plataforma Truth Social. Em outra publicação, acrescentou: “Bilhões de dólares, em grande parte provenientes de países que se aproveitam dos Estados Unidos há muitos anos, começarão a fluir para os EUA. A única coisa que pode impedir a grandeza americana seria um tribunal de esquerda radical que queira ver nosso país fracassar!”.

Publicidade
Tarifaço de Trump começa a valer e eleva imposto de importação ao maior nível em quase um século - Imagem do artigo original

Imagem: Divulgação Casa Branca via canalrural.com.br

Com a medida em vigor, Washington volta a praticar um nível de proteção comercial não registrado havia quase 100 anos.

Com informações de Canal Rural

Publicidade

Deixe um comentário