Um reprodutor Brahman de 36 meses mediu 173,04 centímetros quadrados de Área de Olho de Lombo (AOL) e tornou-se o animal com o maior índice já registrado no Brasil para bovinos dessa idade. O resultado foi obtido pelo touro Mr SEC Kimme130, avaliado pelo software norte-americano Beef Image Analysis (BIA), utilizado em mais de 2 milhões de cabeças de várias raças no país.
O número supera o antigo recorde nacional de 171 cm², pertencente a um zebuíno, segundo a empresa DGT Brasil. A AOL indica o tamanho do contrafilé e, consequentemente, o potencial de rendimento de carcaça.
Genética e avaliações
Além da AOL recordista, Mr SEC Kimme registrou 5,69% de marmoreio e 13,33 mm de espessura de gordura subcutânea, parâmetros associados à maciez, sabor e proteção da carcaça. Esses resultados garantiram ao animal o selo All Profit do Índice US Beef, concedido apenas a bovinos que pontuam positivamente em todas as características avaliadas por ultrassonografia, explicou Matheus Zacarias, diretor da Selection Beef, responsável pelo exame.
Origem do recordista
Nascido na Estância Santa Clara, em Descalvado (SP), o touro é filho do americano JDH Mr Echo Manso 237/1 com a matriz brasileira Ms SEC PO 54. O proprietário, Luiz Carlos Vianna, cria Brahman há oito anos e destaca o temperamento dócil e o potencial de carne da raça.
Reconhecimento da entidade
Para Fernando Pereira, presidente do Conselho Técnico da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), o feito reforça o potencial genético da raça zebuína mais utilizada no mundo para produção de carne. “Confirma a capacidade não só para ganho de peso, mas para gerar carne de qualidade com excelente conformação”, declarou.

Imagem: ACBB
Premiações anteriores
Com apenas 11 meses, Mr Kimme foi Reservado Grande Campeão da ExpoBrahman 2023. Em 2024, a Estância Santa Clara conquistou os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor na ExpoZebu, principal mostra de raças zebuínas.
Segundo a ACBB, o uso da genética do novo recordista em programas de cruzamento deve ampliar a oferta de carne macia e saborosa ao consumidor brasileiro.
Com informações de Globo Rural